quarta-feira, 3 de agosto de 2011

SÚMULA 363 TST

CONTRATO NULO. EFEITOS (nova redação) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003

A contratação de servidor público, após a CF/1988, sem prévia aprovação em concurso público, encontra óbice no respectivo art. 37, II e § 2º, somente lhe conferindo direito ao pagamento da contraprestação pactuada, em relação ao número de horas trabalhadas, respeitado o valor da hora do salário mínimo, e dos valores referentes aos depósitos do FGTS.


Histórico:

Súmula alterada - Res. 111/2002, DJ 11, 12 e 15.04.2002
Nº 363 Contrato nulo. Efeitos.
A contratação de servidor público, após a Constituição de 1988, sem prévia aprovação em concurso público, encontra óbice no seu art. 37, II, e § 2º, somente conferindo-lhe direito ao pagamento da contraprestação pactuada, em relação ao número de horas trabalhadas, respeitado o salário-mínimo/hora.

Redação original - Res. 97/2000, DJ 18, 19 e 20.09.2000 - Republicada DJ 13, 16 e 17.10.2000 - Republicada DJ 10, 13 e 14.11.2000
N º 363 Contrato nulo. Efeitos.
A contratação de servidor público, após a Constituição Federal de 1988, sem prévia aprovação em concurso público, encontra óbice no seu art. 37, II, e § 2º, somente conferindo-lhe direito ao pagamento dos dias efetivamente trabalhados segundo a contraprestação pactuada.

23 comentários:

  1. STF reconhece direito ao FGTS a ex-servidor com contrato nulo por ausência de concurso. RE nº 596478.
    O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu o direito aos depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores que tiveram o contrato de trabalho com a administração pública declarado nulo em função de inobservância da regra constitucional que estabelece prévia aprovação em concurso público. O ministro Celso de Mello, ao adotar a posição pelo desprovimento do RE, destacou que o STF não transige na exigência do concurso público para o preenchimento de cargos públicos, chamou a atenção para a natureza transitória da norma, e para a impossibilidade de haver efeitos retroativos na decretação de nulidade do contrato de trabalho. O contrato nulo, diz, produz efeitos até a data em que é declarada a nulidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica,
      bom dia,
      então quer dizer que professores contratados em regime de Designação temporária têm direito ao depóstio de FGTS?

      Excluir
    2. Nesse o caso o regime seria o Estatutário e não o celetista, o que afasta o direito ao FGTS.

      Excluir
    3. Bom dia, no caso de um prestador de serviços em fundação publica- nos auto-denominamos precarizados. Trabalhamos sem qualquer contrato ou vínculo. É descontado INSS e IR do pagamento. Essa súmula nos ampara o direito ao FGTS no caso de demissão?

      Excluir
    4. Sim. Terá direito ao FGTS, apesar de o contrato ser considerado nulo, caso não tenha se submetido à prévia aprovação em concurso público.

      Excluir
  2. sou servidor do estado de goias en regime de contraro témporario a 14 anos, se for demetido tenho direito ao meu FGTS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez. Se o Estado de Goias já possuía um Estatuto desde então, não terá direito ao FGTS.

      Excluir
  3. Mesmo passando a prescrição quinquenal, a Administração Pública pode anular o Ato ilegal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza que sim, pois o ato nulo nunca convalida com o tempo.

      Excluir
  4. Bom dia. Onde posso encontrar na doutrina algo que deixe claro que o concurso público é uma regra e que, ainda que haja exceções, estas confirmam a regra? Prestei um concurso público, e o gabarito da prova considera que é errado dizer que o servidor público depende de concurso. Entendo, no entanto, pelo que já estudei, que - se não há a palavra "apenas" - vale o que a regra diz, ainda que esta tenha suas exceções. Estou enganado?

    ResponderExcluir
  5. Está certo. Essa regra está contida no art. 37, II, da Constituição Federal de 1988

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. O contrato nulo o estado responderá efetivamente com a responsabilidade dos direitos e se propor um acordo de um concurso referentes as pessoas prejudicadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esclareça mais a dúvida, pois a frase está bastante confusa.

      Excluir
  7. Bom dia, professor! A Súmula 363 se aplica a quem excerceu cargo comissionado ?

    ResponderExcluir
  8. Não. Nesse caso, a pessoa não é considerada empregada, mas sim servidora pública. Todavia, deve haver previsão em lei afirmando que o cargo é de provimento em comissão.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Professor. A Administração publica pode se valer de contrato temporário para deixar de arcar com direitos como 13º, férias, 1/3 de férias, adicional de insalubridade, salário família, horas extras, FGTS, etc. No caso, os contratos perduraram desde o ano de 2001 até o dezembro de 2011. A prescrição bienal e quinquenal atinge estes contratos? Mesmos se forem declarados nulos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns desses direitos sim, como o FGTS. Isso porque, o STF considera que o contrato temporário gera uma relação de direito administrativo e não celetista.

      Excluir
  10. trabalhei na Adm.Pública há 23 anos como contratado temporário tenho direito ao FGTS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há controvérsias. O STF, por exemplo, entende que se o contrato é temporário, o regime é de direito administrativo e não celetista, o que afasta o direito ao FGTS. Mas há decisões sem sentido contrário no TST e STJ.

      Excluir
  11. Continuando a dúvida do post anterior... se a relação não for direta, mas sim caso de terceirização e considerando a responsabilidade subsidiária da Administração Pública nessa hipótese, o contratado receberá apenas o saldo de salário e FGTS ou terá direito às demais verbas rescisórias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso o empregado terá de receber todos os direitos trabalhistas da empresa terceirizada. A administração pública só irá responder subsidiariamente se foi omissa na fiscalização da empresa.

      Excluir
  12. Bom dia. Se puder me esclarecer essa duvida, agradeço. A multa sobre o valor do FGTS e outros direitos relativos à demissao de não-concursado, sem justa causa, com contrato registrado em carteira de trabalho, vige?

    ResponderExcluir
  13. Não. Só tem direito ao recebimento do FGTS sem a multa de 40%.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.